segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuidados com a Voz




LB, RJ, revisado em 2007.

Fontes: Oficina Lúdica - Jogando com a Voz. Wilson, A. e Campos, P.Caderno da Semana de Criatividade - Provérbios, Saberes e Sabores da Vida. Departamento da Catequese da IECLB.

1. Evite:
-Fumaça; poeira e pó de giz (não fume e mantenha o ambiente limpo);
-Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas antes e após utilizar a voz;
-Gritar (reserve o grito para emergências e pedir socorro);
-Tosse e pigarro (para eliminar o catarro persistente recomenda-se uma inspiração profunda pelo nariz e deglutir logo em seguida; ou beber água).
-Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos.


2. Resfriados, gripes e rouquidão.

Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio); não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais. Não se auto-medique nem use pastilhas. Procure um médico.


3. Cuide da sua saúde.

Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável.

Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.


4. Para uma boa projeção vocal atente para:
-Boa postura.

O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés. O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas. A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.
-A roupa. Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço; e salto alto que prejudica a postura e a respiração.
-Sua posição em relação ao ouvinte. Fique de frente para os ouvintes, assim sua voz se projeta de forma mais clara. Evite falar de costas ou de lado para a platéia.
-Inteligibilidade da fala. Fique atento a sua fala e procure se corrijir. Um bom exercício é gravar uma aula e escutar-se depois. Observe se você fala muito rápido, com a voz pouco audível, alto demais, se "come" letras e sílabas, etc. Se necessário consulte um fonoaudiologista.
-Respiração. Tem grande influência sobre a nossa voz. A respiração nasal é a mais adequada. O nariz é o órgão preparado, por sua anatomia, para aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai para os nossos pulmões. Por isso apesar de respiração bucal ser a que capta a maior quantidade de ar, não é a mais saudável. A respiração correta é a abdominal (usando o músculo diafragma).
-Hidratação. Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva. A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água e repirar pelo nariz. Evite "choque térmico" nas pregas vocais; tome líquido em pequenos goles, devagar , mantendo-o um pouco na boca para "estabilizar" a temperatura antes de engolir.
-Falar demais ou mudar o padrão vocal. Falar demais não é, em si, um problema. Ë preciso cuidado para não fazê-lo através de um esforço vocal. Também não é aconselhável mudar seu padrão vocal. Às vezes é necessário mudar o padrão para compor um personagem, mas se recomenda fazê-lo por períodos curtos e sem exageros.

Um comentário:

Diogo Xavier disse...

Ótimas dicas. Obtrigado.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com