quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia da árvore






DIA DA ÁRVORE

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.




ORAÇÃO DA ÁRVORE
Meu amigo:
Olhe bem para mim…
Sou uma criação divina…
Sou parte da natureza,
Sou habitante do bosque,
Sou molhada pela chuva,
Sou embalada pelo vento!
Meus galhos, minhas folhas,
Minhas flores, meus frutos,
Meu tronco, minhas raizes,
Sou jardim, sou beleza,
Sou ninho, sou alimento,
Sou útil, sou riqueza,
Sou saúde, sou lazer!

Vivo em paz com os animais!
Ofereço sombra contra o sol,
Ofereço remédio contra o mal,
Ofereço suco contra a sede,
Ofereço pão contra a fome!
E para você, meu amigo:
Transformo-me em madeira!
Para estar contigo, sempre!
Para ser berço, para ser cama!
Para ser casa, para ser porta!
Para ser cadeira, para ser piso!
Para ser cruz, para ser caixão!

Eu sou o calor do teu lar!
Eu sou o cabo da tua enxada!
Eu sou o degrau de tua escada!
Sou tua bengala e teu cajado!
Eu também sou amiga!
Eu também sou filha de Deus!
Preciso de você, meu irmão!
Cuide de mim com muito amor!
Autor: Joaquim Monte- Governador 1988-99 do Distrito 4730 de Rotary International(Rotary Club de Curitiba Bom Retiro).
Fonte:

Nenhum comentário: