A literatura infantil é considerada muito importante para o aprendizado da língua materna, escrita e falada, também representa um forte potencial na construção do código da língua escrita.
A literatura infantil surgiu a partir das narrativas orais – histórias que se contavam há muito tempo, que traziam batalhas, reis, rainhas, princesas, heróis, gigantes. Após o registro escrito, essas narrativas se consagraram como histórias para ser contadas aos outros. Uma das características da literatura é ser atemporal.
Para as crianças, a literatura infantil apresenta-se como um jogo, uma fantasia, mas está muito próxima do real, uma manifestação que permite a ela inventar, renovar, criar.
O contato das crianças com a literatura infantil muitas vezes é lúdico, e este contato resultará em um enriquecimento no campo da linguagem delas, ampliando seu vocabulário e forma de se relacionar com o mundo.
Quando entramos no mundo da literatura infantil, entramos no mundo de gêneros literários diferentes, em determinado momento estamos com os contos de fadas, em outros, com as fábulas, em outros, com as lendas...
A literatura infantil surgiu a partir das narrativas orais – histórias que se contavam há muito tempo, que traziam batalhas, reis, rainhas, princesas, heróis, gigantes. Após o registro escrito, essas narrativas se consagraram como histórias para ser contadas aos outros. Uma das características da literatura é ser atemporal.
Para as crianças, a literatura infantil apresenta-se como um jogo, uma fantasia, mas está muito próxima do real, uma manifestação que permite a ela inventar, renovar, criar.
O contato das crianças com a literatura infantil muitas vezes é lúdico, e este contato resultará em um enriquecimento no campo da linguagem delas, ampliando seu vocabulário e forma de se relacionar com o mundo.
Quando entramos no mundo da literatura infantil, entramos no mundo de gêneros literários diferentes, em determinado momento estamos com os contos de fadas, em outros, com as fábulas, em outros, com as lendas...
Para compreendermos melhor, vamos às definições de alguns deles (baseadas ne Revista Educação, 2000).
Conto de fadas
Relato popular que perpassa o sagrado e o profano, o trágico e o humorístico.
Caracteriza-se pela presença de bruxas, fadas, varinhas de condão e reinos enfeitiçados que existem fora da lógica real do tempo.
Na maioria das vezes, inicia-se com Era uma vez....
Os contos de fadas são facilmente adaptáveis à mentalidade infantil porque apresentam um número restrito de personagens, opostos por motivações simples, como a generosidade e o egoísmo, a confiança e a traição, o amor e o ódio.
Ao final, as boas condutas são gratificadas com recompensas, enquanto a malvadeza implica duros castigos sobre seus agentes.
Essas narrativas valorizam a esperteza, a iniciativa e a solidariedade, mas não explicitam nenhum julgamento. O texto é objetivo e claro, fazendo com que o leitor perceba suas mensagens sem grandes esforços.
Relato popular que perpassa o sagrado e o profano, o trágico e o humorístico.
Caracteriza-se pela presença de bruxas, fadas, varinhas de condão e reinos enfeitiçados que existem fora da lógica real do tempo.
Na maioria das vezes, inicia-se com Era uma vez....
Os contos de fadas são facilmente adaptáveis à mentalidade infantil porque apresentam um número restrito de personagens, opostos por motivações simples, como a generosidade e o egoísmo, a confiança e a traição, o amor e o ódio.
Ao final, as boas condutas são gratificadas com recompensas, enquanto a malvadeza implica duros castigos sobre seus agentes.
Essas narrativas valorizam a esperteza, a iniciativa e a solidariedade, mas não explicitam nenhum julgamento. O texto é objetivo e claro, fazendo com que o leitor perceba suas mensagens sem grandes esforços.
Contos maravilhosos
Seguem a mesma proposta do conto de fadas, mas caracterizam-se pela presença de seres, objetos e lugares com poderes sobrenaturais, como dragões e outros.
Seguem a mesma proposta do conto de fadas, mas caracterizam-se pela presença de seres, objetos e lugares com poderes sobrenaturais, como dragões e outros.
Fábulas
Ficção breve e de caráter alegórico, pode ser expressa em verso ou prosa, e destina-se a ilustrar um preceito. Sua conclusão oferece sempre uma lição, um julgamento de valores.
A humanização de animais é um recurso milenar das fábulas, mas tais personagens também são encontrados em narrativas tão ou mais antigas.
A fábula tem evidente intenção moralizadora e, em muitos casos, satírica. É de origem rural e oferece uma visão pragmática da realidade, especialmente apreciada no mundo grecolatino e, posteriormente, pelos europeus.
Ficção breve e de caráter alegórico, pode ser expressa em verso ou prosa, e destina-se a ilustrar um preceito. Sua conclusão oferece sempre uma lição, um julgamento de valores.
A humanização de animais é um recurso milenar das fábulas, mas tais personagens também são encontrados em narrativas tão ou mais antigas.
A fábula tem evidente intenção moralizadora e, em muitos casos, satírica. É de origem rural e oferece uma visão pragmática da realidade, especialmente apreciada no mundo grecolatino e, posteriormente, pelos europeus.
Lenda
Trata-se de um relato de caráter maravilhoso em que os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou poética. Uma pessoa real também pode se tornar uma lenda, desde que seus feitos ganhem dimensões extraordinárias no boca a boca cotidiano.
Trata-se de um relato de caráter maravilhoso em que os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou poética. Uma pessoa real também pode se tornar uma lenda, desde que seus feitos ganhem dimensões extraordinárias no boca a boca cotidiano.
Origens da Literatura Infantil
Conforme Olivera, o impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval, que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola.
Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converter em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval, que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola.
Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converter em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.
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