Se pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático,
e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino,
nada poderemos enxergar. Mas se pensarmos que as crianças são seres que
ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender,
talvez comecemos a aceitar que podem saber,
embora não tenha sido dada a elas a autorização institucional para tanto.
Emilia Ferreiro
O direito
à saúde significa, entre outras coisas, o direito de todo indivíduo a uma atenção médica atualizada, de acordo com os avanços científicos e técnicos dessa área profissional.O direito
à alfabetização não pode significar menos do que isso.Emilia Ferreiro
Na verdade os únicos livros que devem ser lidos para as crianças ou que elas devem ler
são aqueles que realmente despertam interesse, que contêm rimas e histórias
fascinantes, e não a prosa desinteressante e artificial a que muitas são obrigadas
a prestar atenção, como por exemplo, ler sobre um dia entediante na vida de
duas crianças fictícias ou então ler frases do tipo "Vovó viu a uva".
1Frank Smith
Um leitor competente
é alguém que, por iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua.Que consegue utilizar estrat
égias de leitura adequadas para abordá-los de forma a atender a essa necessidade.Ler
é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Fora da escola,n
ão se lê só para aprender a ler, não se lê de uma única forma, não se decodificapalavra por palavra, n
ão se responde a perguntas de verificação do entendimentopreenchendo fichas exaustivas, n
ão se faz desenho sobreo que mais gostou e raramente se l
ê em voz alta.Para aprender a ler
é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os já leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato; é preciso negociar o conhecimento que já se tem e o que é apresentado pelo texto, o que está atrás e diante dos olhos, recebendo incentivo e ajuda de leitores experientes.N
ão devemos esperar que as crianças aprendam a lerao mesmo tempo ou no mesmo ritmo, ou com os mesmos materiais,
pela simples raz
ão de que crianças são indivíduos.Esta individualidade pode ser um inconveniente
do ponto de vista administrativo, mas
é um aspecto que aeduca
ção deve desenvolver ao invés de erradicar.As crian
ças que não conseguem entender certos materiaisou atividades com os quais devem aprender a ler na escola
n
ão têm um problema de leitura; o problema é da escola.Frank Smith
Um comentário:
adoro as postagensss
bjs mil
Postar um comentário