quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Expectativas de Aprendizagem do Ciclo I - Português e Matemática

Língua Portuguesa (Leitura, Escrita e Comunicação Oral)


Expectativas de Aprendizagem
 
Objetivos gerais do ensino da Língua Portuguesa (Leitura, Escrita e Comunicação Oral) no Ciclo I


O ensino da Língua Portuguesa nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:

• integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• escrever diferentes textos, selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

Expectativas de aprendizagem

Ao final da 1ª série do Ciclo I, o aluno deverá ser capaz de:

• participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado;
• planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano;
• apreciar textos literários;
• recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo professor;
• ler, com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos;
• compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros);
• escrever alfabeticamente2 textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros;
• reescrever – ditando para o professor ou colegas e, quando possível, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para o professor ou colegas e, quando possível, de próprio punho;
• revisar textos coletivamente com a ajuda do professor.

Ao final da 2ª série do Ciclo I, o aluno deverá ser capaz de:

• participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• apreciar textos literários;
• ler, por si mesmo, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• ler, com ajuda do professor, textos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (enciclopédias, informações veiculadas pela internet e revistas);
• reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.

Ao final da 3ª série do Ciclo I, o aluno, deverá ser capaz de:

• participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
• apreciar textos literários;
• selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para busca de informações;
• localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos, subtítulos, imagens, negritos, e selecionar as que são relevantes, utilizando procedimentos de estudo como: copiar a informação que interessa, grifar, fazer anotações (em enciclopédias, informações veiculadas pela internet e revistas);
• ajustar a modalidade de leitura ao propósito e ao gênero;
• reescrever e/ou produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;
• revisar textos (próprios e de outros), coletivamente, com a ajuda do professor ou em parceria com colegas, do ponto de vista da coerência e da coesão, considerando o leitor;
• revisar – coletivamente, com ajuda do professor – textos (próprios e de outros), do ponto de vista ortográfico.


Ao final da 4ª série do Ciclo I, o aluno deverá ser capaz de:

• participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar;
• planejar e participar de situações de uso da linguagem oral, sabendo utilizar alguns procedimentos de escrita para organizar sua exposição;
• apreciar textos literários;
• selecionar os textos de acordo com os propósitos de sua leitura, sabendo antecipar a natureza de seu conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada;
• utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura (pedir ajuda aos colegas e ao professor, reler o trecho que provoca dificuldades, continuar a leitura com intenção de que o próprio texto permita resolver as dúvidas ou consultar outras fontes);

• reescrever e/ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;
• revisar textos (próprios e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação); evitar ambigüidades, articular partes do texto, garantir concordância verbal e nominal;
• revisar textos (próprios e de outros), do ponto de vista ortográfico.
Matemática

Objetivos gerais do ensino da Matemática no Ciclo I

O ensino da Matemática nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

 • Resolver situações-problema a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos, argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.

Ao final da 1ª série do Ciclo I, os alunos deverão ser capazes de:

Números

Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa seqüência.Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formar pares, estimativa e correspondência de agrupamentos.Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre coleções.Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez emdez, etc.Reconhecer grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.Produzir escritas numéricas identificando regularidades e regras do sistema de numeração decimal.Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração.Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

Operações
Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição.Construir fatos básicos da adição a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos que envolvem a adição.Interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo significados da subtração.Construir fatos básicos da subtração a partir de situações-problema para a constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos que envolvem a subtração.Resolver situações-problema, compreendendo significados da multiplicação e da divisão, utilizando estratégias pessoais.

Espaço e forma
Localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição.Identificar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de direção e sentido.Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e identificar algumas de suas características.

Grandezas e medidas
Identificar unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano – e utilizar calendários.Comparar grandezas de mesma natureza, por meio do uso de instrumentos de medida conhecidos – fita métrica, balança, recipientes de um litro, etc.

Tratamento da informação
Coletar e organizar informações, por meio de registros pessoais (idade, números de irmãos, meses de nascimento, esportes preferidos, etc.).
 
Ao final da 2ª série do Ciclo I, os alunos deverão ser capazes de:
 
Números

- Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração.
- Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
 
Operações
- Interpretar e resolver situações-problema, envolvendo adição e subtração.
- Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental e exato das adições.
- Calcular a soma de números naturais, utilizando técnica convencional ou não.
- Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma adição.
- Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental e exato das subtrações.
- Calcular a subtração entre dois números naturais, utilizando técnica convencional ou não.
- Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma subtração.
- Interpretar e resolver e situações-problema, compreendendo significados da multiplicação, utilizando estratégias pessoais.
- Calcular resultados de multiplicação, por meio de estratégias pessoais.
- Construir fatos básicos da multiplicação (por 2, por 3, por 4, por 5) a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.
- Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da divisão, utilizando estratégias pessoais.

Espaço e forma
- Representar a localização de um objeto ou pessoa no espaço pela análise de maquetes, esboços, croquis.
- Representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços, croquis que mostrem trajetos.
- Diferenciar figuras tridimensionais das figuras bidimensionais.
- Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos.
- Perceber semelhanças e diferenças entre pirâmides e triângulos, esferas e círculos.

Grandezas e medidas
- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores;
- Estabelecer relação entre unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e fazer leitura de horas;
- Produzir escritas que representem o resultado de uma medição, comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos.

Tratamento da informação
- Ler e interpretar tabelas simples.
- Ler e compreender gráficos de coluna.

Ao final da 3ª série do Ciclo I, os alunos deverão ser capazes de:
 
Números
- Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número natural dado.
- Reconhecer números naturais e números racionais no contexto diário.
- Ler números racionais de uso freqüente na representação fracionária e decimal.
- Reconhecer as regras do sistema de numeração decimal .

Operações
- Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
- Construir fatos básicos da multiplicação (por 6, por 7, por 8 e por 9) a partir de situações-problema para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.
- Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos que envolvem a multiplicação.
- Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos que envolvem a divisão.
- Calcular o resultado de operações com os números naturais por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
 
Espaço e forma
- Interpretar no plano a posição de uma pessoa ou objeto.
- Representar no plano a movimentação de uma pessoa ou objeto.
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre corpos redondos (esfera, cone e o cilindro).
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas e pirâmides) e identificar elementos como faces, vértices e arestas.
- Explorar planificações de figuras tridimensionais.
- Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.

Grandezas e medidas
- Reconhecer as unidades usuais de medida (metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro).
- Utilizar em situações-problema unidades usuais de medida (metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro).
- Utilizar unidades usuais de temperatura em situações-problema.
- Utilizar medidas de tempo (dias e semanas, horas e dias, semanas e meses).
- Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
- Estabelecer relações entre unidades usuais de medida de uma mesma grandeza (metro e centímetro, metro e quilômetro, litro e mililitro, grama e quilograma).
- Calcular o perímetro e a área de figuras planas.

Tratamento da informação
- Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas.
- Interpretar gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros.

Ao final da 4ª série do Ciclo I, os alunos deverão ser capazes de:
 
Números
- Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer e representar números racionais.
- Explorar diferentes significados das frações em situações-problema: parte-todo, quociente e razão.
- Escrever e comparar números racionais de uso freqüente, nas representações fracionária e decimal.
- Identificar e produzir frações equivalentes.

Operações
- Compreender diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
- Resolver adições e subtrações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais.
- Resolver multiplicações e divisões com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais.
- Compreender diferentes significados da adição e subtração, envolvendo números racionais escritos na forma decimal.
- Resolver operações de adição e subtração de números racionais na forma decimal, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
- Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%.

Espaço e forma
 Interpretar e representar a posição ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros.
- Identificar elementos como faces, vértices e arestas de poliedros.
- Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria, rigidez.
- Compor e decompor figuras planas.
- Ampliar e reduzir figuras planas.
 
Grandezas e medidas
- Utilizar unidades usuais de tempo e temperatura em situações-problema.
- Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
- Utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade em situações-problema.
- Calcular perímetro de figuras.
- Calcular área de retângulos ou quadrados.
- Utilizar medidas como cm², m², km² e alqueire.

Tratamento da informação
- Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples, gráficos de colunas, tabelas de dupla entrada e gráficos de barras.
- Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linha e de setor.
- Construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros.
- Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las por meio de estratégias pessoais.
- Utilizar a noção de probabilidade em situações-problema simples.

Fonte: São Paulo Faz Escola - Rede do Saber

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