terça-feira, 18 de maio de 2010

Teste de inteligência 1

Estou de castigo em casa (licença saúde) e navegando pela net encontrei esse teste. Achei muito interessante e como "o ser professora" não tira licença, já imaginei a aplicação dele em sala de aula como uma excelente oportunidade de incentivar os conhecimentos gerais que vemos em falta em nossos alunos que não gostam de ler. Pensei em aplicá-lo e depois conversar com eles sobre as respostas, ou então pedir uma pesquisa sobre alguns ítens. Enfim, assunto é o que não falta, o que acham?


1. 24 H em um D
Resposta exemplo: 24 horas em um dia

2.12 M em um A

3. 3 R em um T

4. 27 E da B do B

5. 3 D
6. 12 S do Z

7. 0 é a T em G C que a A C
8. 7 C no A-I

9. 5 a 7 C no M

10. 6 F do S W

11. 666 é o N da B

12. 15 C H
13. 8 H em uma J de T

14. 2 G na A do S

15. 3 S do T P

16. 27 L no N T

17. 2 L de uma M

18. 40 D de Q

19. 6 é o M N P

20. 12 N em um R
21. 101 D

22. 4 C do A

23. 208 a 214 O no C H

24. 26 L do A

25. 8 P no S S

26. 52 T B em um P

27. M: 1000 em A R

28. 8 B em um B

29. 3 C P

30. 1 é o N A do H

31. 7 P C




RESPOSTAS
1. 24 horas em um dia;


2. 12 meses em um ano;

3. 3 rodas em um triciclo;

4. 27 estrelas da bandeira do Brasil;

5. 3 dimensões - Imagens 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. Qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões - 2D (Altura e largura), mas com o auxílio de óculos especiais que transmitem uma imagem diferente para cada Olho,assim alterando o angulo de cada um deles e fazendo com que o Cérebro crie a ilusão de profundidade, ou com o auxílio da computação gráfica entre outros recursos, pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar, também, profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_3D)


6. 12 signos do zodíaco - Áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes.

7. 0 é a temperatura em graus celsius que a água congela;

8. 7 cores no Arco-íris - Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta

9. 5 a 7 continentes no mundo; Continente é uma grande massa de terra contínua cercada pelas águas oceânicas. Dependendo dos critérios adotados, considera-se que há entre cinco e sete continentes no globo terrestre. Na visão de que há cinco continentes, estes são: África, América - dividida em América do Norte, America Central e América do Sul, Antártida, Eurásia - dividida em Europa e Ásia, Oceania. Na visão de que há seis continentes, estes são: América do Norte, América do Sul, Austrália (continente), Antártida, Eurásia, África. Na visão de que há sete continentes, estes são: América do Norte, América do Sul,
Austrália (continente), Antártida, Europa, África, Ásia. (Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090212143915AASBdmX)


10. 6 filmes do Star Wars - Star Wars (Guerra nas Estrelas, em português) é o título de uma space opera americana que foi transformada em uma série de seis filmes de ficção científica escritos por George Lucas. Como subprodutos surgiram também uma franquia literária, uma série de jogos eletrônicos e desenhos animados (incluindo inúmeras prequelas, sequências e adaptações literárias).  Os filmes, organizados em duas trilogias, abordam a transição histórica ("há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante....") onde ocorre a queda da República Galáctica e a implantação e posterior derrocada do Império Galáctico, sob comando do outrora senador do planeta Naboo, posteriormente Chanceler Supremo e finalmente autoproclamado Imperador Palpatine (Darth Sidious). Os episódios são: O retorno de Jedi (1983), O império contra ataca (1980), Uma nova esperança (1977), A vingança dos Sith (2005), A ameaça fantasma (1999), O ataque dos clones (2002). (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Wars).

11. 666 é o número da besta;

12. 15 capitanias hereditárias - 1- Maranhão (lote 1) Aires da Cunha, 2 - Maranhão (lote 2) Fernando Alvares Andrade, 3 - Ceará Antônio Cardoso de Barros, 4 - Rio Grande do Norte João de Barros, 5 - Itamaracá Pero Lopes de Sousa, 6 - Pernambuco Duarte Coelho, 7 - Bahia de Todos os Santos Francisco Pereira Coutinho, 8 - Ilhéus Jorge de Figueiredo Correia, 9 - Porto Seguro Pero do Campo Tourinho, 10 - Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho, 11 - São Tomé Pero de Góis, 12 - Rio de Janeiro Martim Afonso de Sousa, 13 - Santo Amaro Pero Lopes de Sousa, 14 - São Vicente Martim Afonso de Sousa,
15 - Santana Pero Lopes de Sousa. (Fonte:  http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100513121404AAKEOsu). [...]  o sistema de capitanias hereditárias foi considerado um fracasso. As principais razões para esse resultado foram a grande distância entre as capitanias e a metrópole; a grande área das capitanias, pois existiam algumas com mais de 400.000 Km2; o desinteresse de vários donatários, que por não possuírem recursos suficientes, nem chegaram a tomar posse de suas terras, bem como a falta de recursos que garantissem investimentos e o desenvolvimento colonizador. Além disso, constantes ataques dos índios, revoltados com a escravidão, além dos ataques dos corsários franceses foram problemas que contribuíram para a queda do sistema de capitanias no Brasil. Mesmo assim, duas capitanias tornaram-se viáveis: a de São Vicente, no sul, cujo donatário era Martim Afonso de Sousa, que contou com a já fundada vila de São Vicente, seguida de novas povoações, como Santos, Santo André, São Paulo, entre outras. O sucesso povoado contou, também, com a boa administração do padre Gonçalo Monteiro, além do êxito no cultivo da cana-de-açúcar e na criação de gado. No norte, prosperou a capitania de Pernambuco, pertencente a Duarte Coelho. Foi ela a que progrediu, devido, dentre outros fatores, ao cultivo da cana-de-açúcar, que se adaptou facilmente ao clima e ao solo massapê, cujas características favoreciam esse cultivo. Além disso, seu donatário investiu grande somas na fundação de vilas, como Igaraçu e Olinda, e na pacificação dos índios tabajaras, com recursos obtidos no comércio oriental Geograficamente, além da abundância de pau-brasil, a capitania ainda era beneficiada por estar mais próxima de Portugal, o que barateava o produto. (Fonte: http://www.algosobre.com.br/historia/capitanias-hereditarias.html)

13. 8 horas em uma jornada de trabalho;

14. 2 guianas na América do Sul;

15. 3 sobrinhos do Tio Patinhas - Huguinho, Zezinho e Luizinho (criação de Walt Disney)

16. 27 livros no Novo Testamento;

17. 2 lados de uma moeda;

18. 40 dias de quaresma;

19. 6 é o menor número perfeito;

20. 12 números em um relógio;

21. 101 dálmatas;

22. 4 cavaleiros do apocalipse - Os Quatro Cavaleiros de Revelação são personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse. São geralmente representados pelos símbolos relacionado na narrativa: Conquista (ou às vezes "O anti - Cristo"), Guerra, Fome e Morte, embora somente o cavaleiro da morte seja identificado por nome. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/)

23. 208 a 214 ossos no corpo humano;

24. 26 letras do alfabeto

25. 8 planetas no Sistema Solar;

26. 52 teclas brancas em um piano;

27. M: 1000 em algarismos romanos;

28. 8 bits em um byte;

29. 3 cores primárias - vermelho, verde e azul.

30. 1 é o número atômico do hidrogênio;

31. 7 pecados capitais - Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno. São eles: 1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. 2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano. 3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas. 4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança. 5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância. 6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. 7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes. (Fonte: http://www.suapesquisa.com/)


Fonte: O teste foi encontrado em vários sites como por exemplo no http://www.rachacuca.com.br/, site excelente com muitos jogos inteligentes, testes, lógica, etc..

Nenhum comentário: