sábado, 12 de março de 2011

Produção de texto - relato

PRODUÇÃO DE TEXTO


RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA

Relatos de viagem registram acontecimentos da viagem para que isso depois sirva de recordação, também narram os sentimentos e pensamentos de quem viaja. Além do relato de viagem, existem os relatos de experiência vivida, jornalístico, de experiência científica, etc. Cada um tem objetivos e características diferentes. Porém todos contam algo que o autor do texto viveu em um certo período de tempo, geralmente não muito longo.

É bom não confundir relato de experiência vivida com autobiografia. Na autobiografia o autor conta toda a sua vida desde o nascimento. No relato de experiência, o autor do texto conta apenas um fato isolado de sua vida.

RELATE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE NA SUA VIDA. SUGESTÕES:

• Seu primeiro dia de escola.

• Seu primeiro dia de aula deste ano.

• O nascimento de um irmão.

• Uma festa legal.

• Um dia muito divertido.

• O dia em que você conheceu seu melhor amigo.

• O dia em que você ganhou ou achou seu animal de estimação.



INCLUA DETALHES SOBRE O QUE ACONTECEU PARA QUE SEU TEXTO FIQUE INTERESSANTE. ORIENTE-SE PELAS QUESTÕES A SEGUIR:

• O que aconteceu antes do evento que você vai relatar? Qual é a ligação desse acontecimento com o do relato?

• Como estava o dia: ensolarado, chuvoso, quente, frio?

• Como você estava se sentindo nesse dia?

• O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu?

• Como era o lugar?

• Por que esse acontecimento é especial?

• Você aprendeu alguma coisa com o que aconteceu?

• Sua vida ficou diferente depois do acontecido? Como?

• Você gostaria que isso voltasse a acontecer? Da mesma forma ou de forma diferente?

PARA SE ESCREVER UM BOM TEXTO, NÃO BASTA RESPONDER A ESSAS QUESTÕES COMO SE FOSSE UM INTERROGATÓRIO. UM BOM TRABALHO DE ESCRITA DEVE ARTICULAR ESSAS RESPOSTAS, DANDO-LHES COESÃO E GRAÇA.

NÃO SE ESQUEÇA DE POR UM TÍTULO NO TEXTO. ESSE TÍTULO DEVE SUGERIR QUAL É A IDEIA MAIS IMPORTANTE DO TEXTO.

AO TERMINAR DE ESCREVER, DÊ PARA SEU COLEGA LER E VEJA SE ELE FICOU COM DÚVIDAS. SE ISSO OCORRER, REESCREVA ESSE TRECHO. PASSE A LIMPO E ILUSTRE-O

Nenhum comentário: