sábado, 12 de março de 2011

ROTEIRO PARA ANALISE DA REESCRITA DOS ALUNOS DOS 3º/4º ANOS E 4ª SÉRIES.

Reescrita de um trecho de um conto conhecido.


Reescrever um conto conhecido é uma situação de produção com apoio: reescreve-se um conto cujas informações principais são conhecidas, pois estão presentes no conto. Então a referência para a produção é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo de um conto, também costumam aprender algo da forma, da linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar. E se utilizam dessa linguagem na reescrita colocando-se como escritor do conto.

Ao realizar este tipo de tarefa, espera-se que os alunos utilizem um formato que caracterize o gênero conto, expressões da linguagem escrita, tempos verbais adequados, seleção das informações pertinentes a comanda da produção do conto e elementos para unir os enunciados e dar coesão ao texto produzido.

1- REESCRITA DE UM TRECHO DE UMA HISTÓRIA- GARANTINDO A PRESENÇA DOS ACONTECIMENTOS NARRADOS.

A) Reescreveu garantindo a presença da maioria dos acontecimentos narrados.
B) Reescreveu garantindo pelo menos a metade dos acontecimentos narrados.
C) Reescreveu menos da metade dos acontecimentos narrados.
D) Presença de escrita, mas não o solicitado.
E) Ausência de escrita.

2- REESCRITA DE UM TRECHO DE UMA HISTÓRIA-UTILIZANDO ELEMENTOS DA
LINGUAGEM ESCRITA CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS TRADICIONAIS.

A) Produziu texto com características de linguagem escrita, dentro do gênero proposto (conto).
B) Produziu texto com algumas características de linguagem escrita, dentro do gênero proposto (conto).
C) Produziu frases que remetem ao conteúdo do conto, mas não chegam a formar um texto.
D) Presença de escrita, mas não a solicitada.
E) Ausência de escrita.

Características da linguagem escrita são diferentes aspectos da textualidade, como:

• O aluno utiliza elementos característicos da narrativa escrita para articular os enunciados ( EX: mas, porém, então, enquanto isso, no entanto, etc...)
• Utiliza pontuação para dar coesão ao texto.
• Não utiliza elementos da oralidade como ligação entre enunciados. Ex ( aí,daí, etc...)
• Utiliza expressões e tempos verbais adequados ao gênero (conto) em que está escrevendo e ao que está sendo dito;
• O aluno escreve na posição do narrador e, eventualmente, também das personagens ( discurso direto)

Se pelo menos quatro dessas “características” estiverem presentes em todo o texto, a avaliação deverá recair sobre a categoria A.

Se a maioria dessas “características” estiver presentes em alguns momentos e em outros não, a avaliação corresponde à categoria B.

As outras possibilidades de avaliação são auto-explicativas.



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