sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Continuação LITERATURA INFANTIL - Os gêneros literários

Conto de fadas
O conto de fadas caracteriza-se pela instauração de um universo próprio, regido por normas que apresentam um distanciamento e uma ruptura com a ordem natural.Dotado de um caráter mágico que o liberta das limitações e contingências do mundo concreto, seres e situações pertencem ao plano do maravilhoso, da verdade ilógica aceita sem surpresa ou hesitação. O “Era uma vez...” com que tem início à quase totalidade dos relatos coloca-o sob uma perspectiva de verdades simbólicas, perdendo os fatos e os seres sua logicidade e adquirindo o fantástico, o absurdo e o impossível, características de realidade, veracidade e a fórmula encantatória. “E foram felizes para sempre...” intensifica o caráter de sonhos do conto de fadas com a solução de todos os conflitos e a realização de todos os anseios.
Atualmente, ao lado das clássicas histórias de princesas, bruxas e varas-de-condão, surgem um novo conto de fadas, rompendo com o determinismo e a estatização de personagens das fadas tradicionais. Desmistificando o manual de mágicas, propõe uma nova forma de apreensão do mundo por meio da mescla de fantasia e questionamento da realidade.




Fábula
A fábula é uma alegoria da condição humana. Relato curto, freqüentemente em versos, expressa uma sabedoria popular, um imediatismo moral e político, produto de um determinado contexto histórico. Apresentada sob uma aparente finalidade lúdica encerra uma filosofia moralista expressa na crítica de caracteres e costumes humanos.
Seres do mundo zoológico que falam, agem e pensam são seus personagens centrais. Participantes de um jogo onde sempre prevalece, a força, a violência, a astúcia, caracterizam-se os animais por traços distintivos constantes e por formas padronizadas de comportamento: laboriosidade da formiga, imprevidência da cigarra, sagacidade da raposa e outros.
Um conflito entre personagens antagônicas determina a ação e conduz o desfecho.
Popularizada por meio de Esopo e Fedro, encontrou a fábula sua maior expressão em La Fontaine. Modernamente destacaram-se como fabulistas Walt Disney e Monteiro Lobato. Disney
apresentando animais em seu habitat natural e Lobato instaurando a ética de situação deram nova perspectiva ao gênero, libertando-o do moralismo e pedagogismo das fábulas tradicionais.


Contos
O conto de aventura fundamenta-se na fantasia. Esta, ao contrário do que ocorre no conto de fadas, aproxima-se da realidade imediata. É o mundo material ou um cosmo imaginário possível de concretização, o ponto de partida dos relatos em busca do aventuresco, do exótico e do inusitado.
O texto narrativo caracteriza-se na prevalência da ação, na ação, no desenvolvimento rápido e dinâmico dos fatos e acontecimentos. Motivo único e central, encadeamento de episódios, seqüência cronológica, suspense, humor e final determinado são elementos essenciais num texto infantil. Idéias abstratas, enredos complexos e intrincados, recuos ou desvios no tempo, inexatidão de espaços escapam à compreensão da criança, dificultando o entendimento e acompanhamento da intriga.
Reconhecendo a importância da leitura e a escolha dos gêneros literários, as sugestões a seguir, foram selecionadas com o objetivo de auxiliar o trabalho do professor em sua prática pedagógica, ampliando o acervo de textos narrativos, contos e fábulas.

Nenhum comentário: