quarta-feira, 18 de março de 2009

Mais da metade das escolas de Ensino Fundamental em SP não atingiram metas em 2008

Wagner Gomes,
Clipping Educacional - O Globo SÃO PAULO

Dados da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo revelam que mais da metade das escolas estaduais do Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª séries, não atingiram as metas de melhoria de desempenho em 2008. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), 59,5% das escolas de 1ª a 4ª séries não atingiram as metas do ano passado. O percentual é de 55,2% no caso de escolas de 5ª a 8ª série. O resultado que acabou elevando a média do ensino estadual para cima foi o do Ensino Médio, onde 15,6% não atingiram as metas. Foram avaliadas 5.183 escolas no estado de São Paulo.
- Em educação, não existe milagre. Tudo em educação é de médio e longo prazo. Nós criamos o sistema de monitoramento anual e isso é mais do que qualquer sistema de avaliação faz. Não é possível imaginar que em um ano as escolas se transformem em escolas de primeiro mundo. Desempenho da Finlândia não existe - disse a secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro.
Para criar o índice, o Idesp considerou dois critérios: o principal resultado de desempenho dos alunos no sistema de avaliação do rendimento escolar do estado (Saresp) e o fluxo escolar, que é a taxa de aprovação média em cada ciclo. A escola tem, portanto, um Idesp para cada ciclo, ou seja, tem três ciclos, de 1ª a 4ª serie, de 5ª a 8ª e Ensino Médio.
Há, no estado de São Paulo, 900 mil alunos de 1ª a 4ª séries e 4 milhões da 5ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
A secretária disse que no Ensino Médio, onde foi um implantado um sistema de seis horas semanais de revisão escolar, melhorou o resultado do Enem no estado de SP em 2008. No ano passado, de acordo com a secretária, as escolas estaduais tiveram um ganho de duas posições no ranking nacional na prova objetiva e de cinco posições na redação. Maria Helena explicou que as escolas estaduais vinham apresentando queda nos últimos anos. Segundo ela, os alunos agora recebem mais aulas e mais simulados para se prepararem para o vestibular.
Na média do estado, em uma escala de zero a dez, houve melhora no desempenho das metas nos três níveis de estudo. De 1ª a 4ª séries, a nota passou de 3,23 em 2007 para 3,25 em 2008. No ensino de 5ª a 8ª séries, houve uma alta de 2,54 para 2,60, e no Ensino Médio, subiu de 1,41 para 1,95. Na Finlândia, país considerado exemplo no ensino escolar, a notas para os ciclos são, respectivamente, 7,6 e 5.
De acordo com a secretária, as escolas que atingiram 100% as metas ganharão bônus de 120%, que serão pagos a partir da semana que vem.
Cartilha de geografia errada
Durante a apresentação dos índices, a secretária comentou o caso das cartilhas de geografia distribuídas este ano na rede estadual a alunos de 6ª série. O livro traz um mapa da América do Sul com dois Paraguais e nenhum Equador. Um dos Paraguais entra em pleno território boliviano. O outro está invertido com o Uruguai.
Maria Helena disse que a Fundação Vanzolini já se comprometeu a recolher e a revisar os 500 mil livros errados, mas que o prazo ainda não foi definido. Os custos vão ser arcados pela fundação. A secretária ainda explicou que a Secretaria desenvolve o conteúdo do material, mas que é a fundação que contrata revisores e faz a editoração antes da impressão.- Erros como esse ocorrem muito. Em jornais, toda semana publicam mapas errados - afirmou a secretária. fonte:http://oglobo.globo.com

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