terça-feira, 14 de abril de 2009

A origem da Páscoa


A Páscoa é a mais importante celebração dos cristãos e comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Diz a tradição que Cristo foi crucificado e sepultado em uma sexta-feira e ressuscitou na madrugada do domingo seguinte, subindo aos Céus.
No Hemisfério Norte, a Páscoa é comemorada no início da primavera e também celebra o fim do inverno, a volta da vida. A associação da data ao coelho também acontece porque quando o inverno acaba, esses animais saem das tocas após longo período de recolhimento.
Mas a Páscoa tem outras origens e histórias. Os antigos povos Anglo-Saxões, por exemplo, adoravam a divindade Ostara, deusa da fertilidade e da primavera. Muito antes da Páscoa cristã eles já celebravam nessa data a fertilidade, a volta da vida e da luz após o longo e sombrio período de inverno. A própria palavra "Easter" (pronuncia-se "íster" e, em inglês, quer dizer "Páscoa") teria derivado de "Ostara".
A deusa Ostara era sempre apresentada com um coelho e um ovo a seus pés. O coelho é um animal muito fértil (tem muitos filhos em cada ninhada e várias ninhadas em um ano); ele foi associado à essa deusa - e, depois, à Páscoa cristã! Os ovos, também simbolizam a vida e, assim, foram naturalmente associados à deusa.
A Páscoa judaica se chama "Pessach". É dela que se originou a palavra "Páscoa", em português.



Fonte: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3045

Nenhum comentário: