sexta-feira, 1 de maio de 2009

Artes folclóricas - parte II


As formas mais interessantes da literatura oral são os contos, os mitos e as lendas. Eles exprimem a concepção do mundo compartilhada pelos membros de uma coletividade e servem para reforçar a solidareidade social e a coesão moral do grupo. Dizem que a imaginação do povo, com suas maneiras peculiares de expressão, é que espalha na terra os encantos, as ilusões e as virtudes.


Conto

Conto popular
É um relato oral e tradicional de contornos verossímeis e também ocorrendo dentro do maravilhoso e do sobrenatural. Pode mencionar fatos possíveis, como também referir-se a animais dotados de qualidades humanas e episódios com abstração histórico-geográfica. O conto é de importância capital como expressão da psicologia coletiva no quadro da literatura oral de um país. As suas diversas modalidades, os processos de transmissão, adaptação, narração, os auxílios da mímica, entonação, o nível intelectual do auditório, sua recepção, reação e projeção, determinam o valor supremo como um dos mais expressivos índices intelectuais populares. O conto ainda documenta a sobrevivência, o registro de usos, costumes e fórmulas jurídicas esquecidas no tempo. A moral de uma época distante continua imóvel no conto que ouvimos nos nossos dias.
Existem várias classificações dos contos populares. Uma das mais conhecidas é pelo método Aarne-Thompson, que os divide em três grandes grupos:

1-Contos de animais,

2-Estórias populares e

3-Gracejos e anedotas.


Preferimos, no entanto, adotar a classificação dada pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em seu Dicionário do folclore brasileiro, que é a seguinte:
1-Contos de encantamento

Estórias de fadas e duende, caracterizadas pelo sobrenatural e maravilhoso. São os Contos da Carochinha, Chapeuzinho Vermelho, Joãozinho e Maria, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Pequeno Polegar, Gata Borralheira, etc.


2-Contos de exemplo

São contos morais, sempre com ação doutrinária. Apresentam sempre casos edificantes. Ex.: O filho do pescador, A menina vaidosa, O amor-perfeito, etc.


3-Contos de animais

São as fábulas, em que os animais são dados de qualidades, defeitos e sentimentos humanos. Ex.: O gavião e o urubu, A raposa e as uvas, O pulo do gato, etc.


4-Contos religiosos

Caracterizam-se pela presença ou interferência divina. Não se localiza, como a lenda. Ex.: Jesus e os lavradores, Deus é bem bom, O chapéu do escrivão, etc.


5-Contos etiológicos

Explicam a origem de um aspecto, forma, hábito, disposição de um animal, vegetal. Ex.: A maçarapeba ficou com a boca torta por ter zombado de Nossa Senhora; A festa no céu, que explica porque o casco do cágado é todo em pedaços; Os miosótis, que se tingiram com a cor dos olhos de Maria, Jesus e o tatu, etc.


6-Contos acumulativos

Também denominados “lengalenga”, são contos nos quais os episódios são sucessivamente encadeados, com ações e gestos que se articulam em longa seriação. São os “contos de nunca mais acabar”. Eles têm característica de uma longa parlenda, contada e recontada para divertir as crianças. Um exemplo é o que tem o título de “Papai comprou um cabrito por cinco mil réis”. Começa assim: Um cabrito, um cabrito que meu pai comprou por duas moedas. Conta depois, que veio o gato e comeu o cabrito, que veio o cão e mordeu o gato; assim até terminar e então diz: “Veio aquele que é santo e matou o anjo da morte, que matou o magarefe, que matou o boi, que bebeu a água, que apagou o fogo, que queimou o pau, que bateu no cão, que mordeu o gato, que comeu o cabrito”. Neste estilo estão: A mosca na moça, O macaco e a espiga de trigo, Cadê o toicinho que estava aqui, etc.


7-Contos de adivinhação

Apresentam um enigma sob a forma de estória, resultante do processo de associar e comparar as coisas pela percepção de semelhanças e diferenças.


8-Anedotas

Ou popularmente “Piadas”, são contos que visam provocar jocosidade ou ridicularidade. São relatos sintéticos de uma aventura, cujas características principais se acham na sua comicidade ou inesperabilidade do desfecho. Ex.: Voluntários, O recruta, etc. Em geral a Anedota pode ser classificada como: a de salão (fina) e a que não é de salão (apimentada). Dela se serviu Cornélio Pires para valorizar o caboclo brasileiro.


9-“Causos”

São episódios acontecidos com contadores de estórias enfeitadas pela fantasia, sobretudo as de caçadores e pescadores famosos pelas suas patranhas. Os tropeiros, os vaqueiros e os peões de fazenda são extraordinários contadores de “causos”, nos quais se misturam elementos míticos e lendários. Via de regra, são o personagem principal, outras vezes, porém, assistiram o episódio. Ex.: O pescador que perdeu o relógio e o encontrou, anos depois, funcionando perfeitamente num galho de uma árvore.


Mitos


Mito é a ação constante e individualizada de seres e de coisas que se dão no céu e na terra. O mito transfigura os seres e os fenômenos naturais, transformando-os em totens e tabus. Num sentido mais amplo o mito tanto se refere a personagens sobrenaturais, como a objetos extraordinários ou regiões fantásticas, que existem na mentalidade de tribos e povos. Eles sempre contêm símbolos de sentido oculto ou manifesto, que coordenam os anseios e temores humanos com os grandes fenômenos naturais. Existem mitos zoológicos, aquáticos, florestais e minerais, estes últimos relativos a pedras e montanhas. Alguns mitos vivem em estórias e em acalantos, como o Tutu-marambá e outros bichos papões.

Entre os mitos mais conhecidos encontramos: O Saci, o Lobisomem, o Curupira, o Boitatá, a Mula-Sem-Cabeça, o Corpo-Seco, etc.

Os mitos podem ser gerais, regionais, ou locais.

Os gerais são conhecidos, não só no Brasil, como em diversas regiões do mundo e se originaram em tempos imemoriais. Entre os brasileiros, além dos já citados encontramos: a Pisadeira, o Papa-Figo, Anhangá, Caboclo d’Água, etc.


Dos regionais temos: A Porca dos Sete Leitões, em São Paulo; o Famaleal (Famaliá), no norte de Minas Gerais; Pai do Mato, em Goiás; Cobra Norato, no Pará; Boi Vaquim, no Rio Grande do Sul; Tibanaré, em Mato Grosso; e assim por diante.


Dos locais encontramos: Alamoa, em Fernando de Noronha; Assombração da Rede, em Guarapiranga (São Paulo); Ana Jansen, em S. Luís (Maranhão); o Vulto Branco, em Poços de Caldas (Minas Gerais), etc.



Lendas


Lenda é uma narrativa popular inspirada em fatos históricos, transformados pela imaginação ou pela tradição. Seus heróis são sempre homens ou mulheres consagrados na história de um país, de uma cidade, ou nas diversas religiões. Elas estão sempre ligadas ao tempo e ao espaço e geralmente se referem a fatos reais, em torno dos quais a fantasia cria uma série de coisas irreais e até mesmo inverossímeis. Carlos Magno, por exemplo, é um personagem histórico, mas em redor dele se criaram numerosos acontecimentos que jamais ocorreram e assim ficou nimbado de um halo fantasioso, que é lenda. Entre nós, figuras de cangaceiros, de beatos, de heróis, vivem cercados de um mundo de coisas imaginosas. Antônio Conselheiro e Padre Cícero são exemplos elucidativos. A estória do Negrinho do Pastoreio, conquanto o mesmo nunca tenha existido, é considerada uma lenda, pois versa sobre um fato histórico, que foi a escravidão. O diabo é grande personagem de lendas, porque, embora ele não seja personagem histórico, simboliza a luta entre o bem e o mal e, de acordo com a sabedoria popular, nas estórias o demônio sai sempre derrotado.
Existem lendas universais, como a do Judeu Errante, que em nosso país adquiriu formas e linguagem peculiares à nossa gente. O lendário brasileiro é uma fusão de lendas indígenas, das de origem negra e daquelas provenientes da Península Ibérica. A lenda da Mãe d’Água, por exemplo, é uma fusão da Iara indígena, da Iemanjá africana e da sereia européia. No Brasil as lendas podem ser classificadas em Litorâneas e da Zona Central. A vizinhança do mar traz maior liberdade para fantasias, dá aos pescadores a intimidade com as estrelas, com o sol e com o fundo do mar. Na Zona Central os contos e as lendas versam sobre estórias do boi, do cavalo, dos bichos em geral, assim como dos rios secos e dos tesouros escondidos. Exemplos: A Gruta que Chora, O Pontal da Cruz, Alma Penada, Chico-Rei, o Pacto com o Diabo, etc.




Nenhum comentário: