sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Teatro - Tema: Gripe Suína


PREVENÇÃO SE FAZ COM EDUCAÇÃO!

CENA 1 – Duas adolescentes se encontram no pátio na volta às aulas. Andrea, hipocondríaca , quer sair logo da escola para ir até uma farmácia. No meio do caminho, encontra a amiga Juliana.

ANDREA – Poxa, que saco, depois desse tempo vago, ainda tem mais dois de Ciências... Queria ir embora logo...
JULIANA – Que pressa é essa Andrea?
ANDREA – Tô doida para ir à farmácia! Meu pai esteve lá em casa e me deu uma graninha...
JULIANA – Você não parece doente!
ANDREA – Mas estou!
( E tosse e dá espirros sem colocar a mão na frente. Depois dá um espirro na mão e passa na roupa)
JULIANA ( com cara de nojo)- Fala sério!
ANDREA - Na verdade, vou a farmácia para me prevenir porque estou sentindo a doença chegar!
JULIANA - Desde quando se tornou médica? Fez curso de “Meidisquina”? O que você vai fazer numa farmácia? Automedicar-se?
ANDREA - Vou me prevenir contra a gripe suína.
JULIANA – (espantada) Na farmácia?!
ANDREA – É. Vou comprar antigripal, antiinflamatório, analgésico... Vou gastar um dinheirão lá...
JULIANA - Aproveita e compra um bom remédio pra seu estômago! Porque eu vou continuar a ter uma rotina normal. Eu me alimento bem, com coisas saudáveis. Gasto o rico dinheirinho da minha mãe no sacolão comprando muitas frutas, verduras e legumes para eu comer. Além disso prevenção à gripe é ter educação e higiene.
ANDREA - Higiene e educação? O que isso tem a ver com a gripe A?
JULIANA – Ora, para evitar a gripe devemos lavar as mãos. Isso é questão de higiene.
(Enquanto isso Andrea pega um papel no bolso passa nas mãos e joga no chão)
Nunca devemos tossir ou espirrar na cara de ninguém... Temos que ter educação. Usar um lenço de papel para conter o espirro ou a tosse e depois jogá-lo no lixo!
ANDREA – Ah, que isso!!! A coisa tá feia! Esse Vírus já matou um monte de gente e você acha que essa besteira de lavar as mãos vai resolver? Tô bege! Aliás você não tem um batonzinho aí para me emprestar não? Olha quem vem ali, o gatinho do Pedro...Tô achando que essa gripe chegando tá me deixando um pouco pálida... Um batonzinho vai melhorar a minha aparência.
JULIANA - Ai Andrea, não tenho não(suspirando). E mesmo se tivesse eu não emprestaria. A gente não deve trocar objetos de uso pessoal.
ANDREA - Como assim?
JULIANA - Copos, talheres, garrafinhas, pedaços de lanche e BATOM... Nada disso deve ser compartilhado. Cada um no seu quadrado, tá?
(Juliana senta em uma cadeira abre o jornal e começa a ler)
ANDREA (para a platéia) Egoíííísta... Fica aí tirando onda de intelectualzinha....nhe nhe nhe...
(Pedro se aproxima e Andrea vai correndo abraçá-lo efusivamente e se pendura no pescoço dele)
ANDREA – Pedriiiiiinho. Que saudades!
(Pedro fica sem graça vai afastando a Andrea e diz para ela)
PEDRO – Pô Deia gosto muito de você, mas vc não assiste TV, lê jornal ou acessa a internet não?
ANDREA – Que isso gatinho... Eu sou mega antenada.
PEDRO – Não parece... Estão o tempo todo dizendo para evitar abraço, beijinho e aperto de mão...
ANDREA - Ah eu sei que você é limpinho...
PEDRO (resmungando baixinho) Já eu não tenho tanta certeza...
ANDREA – Que tal um cineminha depois da aula?? Tô “pagaaaaaaaaaaano”...
PEDRO – Ih Deia, não vai dar não. Estou evitando ambientes fechados, pelo menos até as coisas melhorarem...
(Vira as costas para ela e vai sentar ao lado da Juliana que continua lendo o jornal. Durante toda a conversa entre Juliana e Pedro, a Andrea fica fazendo caras e bocas debochando da conversa)
PEDRO - Oi Juliana. O que está lendo aí?
JULIANA – Oi Pedrinho... Tudo bem? Tô lendo umas notícias sobre a gripe. A informação é a melhor arma contra as doenças, né?
PEDRO – Tem razão, me empresta um pedaço do jornal aí...
JULIANA – Ah, isso eu posso compartilhar. (E os dois ficam rindo).
ANDREA (para a plateia com cara de triste) – Será que na farmácia tem algum remédio para dor de cotovelo?

Os três atores voltam ao palco para agradecer ao público e cantam ou chamam um outro grupo para cantar a paródia da gripe suína.



Rosemeire do Grupo Professores Solidários

Nenhum comentário: